2ª Conferência Municipal da Juventude ocorre neste sábado em Criciúma
Neste sábado (30), Criciúma realizará a 2ª edição da Conferência Municipal da Juventude. Com os temas “Juventude, Direitos, Inovação e Bem Viver”, o evento será realizado das 14h às 18h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Promovida pelo Conselho Municipal da Juventude (CMJ), com o apoio da Prefeitura de Criciúma, a conferência tem como objetivo estimular a participação ativa dos jovens na formulação de diretrizes e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integral da juventude e a construção de uma sociedade mais participativa e inclusiva.
Durante o encontro, serão debatidas e votadas propostas que terão o encaminhamento para a Conferência Estadual da Juventude, além da escolha de representantes (delegados) que integrarão a etapa estadual. O presidente do CMJ de Criciúma, Guilherme Zock, enfatiza a importância da conferência. “A conferência fortalece o diálogo entre governo e sociedade civil, além de trazer a participação dos jovens para a centralidade do debate da política”, ressalta.
Zock explica que os debates e as propostas serão organizados em 12 eixos temáticos, abrangendo questões como direito à cidadania, educação, profissionalização, diversidade, saúde, cultura, comunicação, esporte, sustentabilidade, território, segurança pública e o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE). “Por isso, o convite a todos os jovens de Criciúma para participar. Queremos escutar e levar as demandas às demais conferências”, convida. Os interessados em participar podem realizar o credenciamento presencial a partir das 14h, no local do evento, mediante apresentação de documento de identidade. “A conferência promete ser um espaço de discussão e construção de políticas públicas que atendam às necessidades e aspirações da juventude de Criciúma”, completa Zock.
Sobre o Conselho Municipal da Juventude de Criciúma
O Conselho Municipal de Políticas Públicas para Juventude do município de Criciúma tem como finalidade assegurar os direitos dos jovens, que corresponde a faixa etária de 15 a 29 anos, e criar condições para o seu desenvolvimento, autonomia, integração e participação efetiva na sociedade por meio da proposição, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas para juventude.