Iphan identifica dois sítios arqueológicos no Maranhão

Duas novas áreas arqueológicas foram identificadas pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, durante fiscalizações a sítios arqueológicos na cidade de Tasso Fragoso, localizada a mais de 900 km de São Luís, no sul do Estado do Maranhão.

Essas visitas fazem parte do trabalho de acompanhamento do estado de conservação dos sítios já conhecidos, além do controle dos bens arqueológicos.

No sítio Fazenda Santa Maria, a equipe, conduzida pela arqueóloga Mariana Otaviano, encontrou diversos materiais “líticos”, ou seja, objetos feitos de pedra, principalmente lascas relacionadas à produção de ferramentas.

Durante a visita a outros pontos de interesse arqueológico, foi identificado um novo sítio, associado ao já conhecido Sítio da PM, nomeado de Sítio da Fuga.

Após a descoberta dessas novas áreas, o grupo se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Tasso Fragoso para discutir a preservação desses bens, bem como o potencial turístico, cultural e educacional do patrimônio arqueológico da cidade.

Atualmente, são conhecidos mais de 300 sítios arqueológicos no Maranhão. Especificamente no sul do Estado, a região dos chapadões abriga vários sítios com gravuras e pinturas rupestres.

De acordo com o Iphan, alguns abrigos e paredões possuem painéis com mais de 40 metros de superfície gravada, com representações do cotidiano, rituais e caça dos povos ancestrais que habitaram o cerrado há séculos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.