BC divulga ranking de reclamações do quarto trimestre de 2025
O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (22), o ranking de reclamações do quarto trimestre de 2025 contra bancos, financeiras e instituições de pagamentos. O índice leva em conta a quantidade de queixas em um trimestre e o número de clientes de cada instituição.

Segundo o Banco Central, entre as reclamações mais frequentes destacam-se “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações envolvendo cartões de crédito”. As queixas referem-se, por exemplo, a cobranças indevidas em fatura ou que deveriam ter sido estornadas; compras não reconhecidas ou em duplicidade; e inconsistências de dados na fatura.
O banco digital PicPay ficou no topo do ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras e de pagamento no quarto trimestre de 2025, com um índice de 55,52 pontos. Foram 3.718 reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central, de um total de 66,9 milhões de clientes.
O Banco C6 ficou em segundo, com índice de 51,92 pontos. Ele recebeu 1.738 queixas procedentes, mas tem apenas metade dos clientes do PicPay, com 33,4 milhões de correntistas.
O terceiro do ranking foi o Bradesco, que registrou índice de 43,89 pontos. Apesar de liderar em número absoluto de reclamações procedentes, com mais de 4,8 mil queixas, a instituição conta com 110 milhões de clientes.
A reportagem entrou em contato com as instituições financeiras que lideram o ranking de reclamações, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta. O espaço segue aberto.










