Giro da informação pelo estado de Santa Catarina
Santa Catarina vai receber a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que ocorre entre os dias 21 e 23 de novembro, em Florianópolis.
É aguardada a presença dos governadores dos sete estados que integram as regiões.
A programação abrange áreas de importância estratégica como Segurança Pública, Meio Ambiente, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano, reforçando o compromisso de cooperação entre os sete estados participantes.
Os estados das regiões Sul e Sudeste representam mais de 114 milhões de brasileiros, aproximadamente 56,5% da população, e respondem por cerca de 70% do PIB nacional.
——————————————————
Nesta terça, 29 de outubro, é o Dia Mundial do AVC, também conhecido como derrame, que é a causa mais frequente de óbito na população adulta no Brasil e uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo.
A data serve para alertar que a doença pode ser desencadeada por características genéticas e histórico familiar de doenças cardiovasculares.
Pessoas com mais de 55 anos possuem maior propensão a desenvolver a doença e os principais fatores de risco são: pressão alta, cigarro, diabetes, obesidade, colesterol, sedentarismo e doenças cardíacas.
Para reverter um quadro de AVC é preciso agir rápido, acionando o 192 para atendimento ao paciente.
——————————————————
Com o objetivo de fortalecer os laços no setor de biotecnologia e ações sustentáveis econômica e ambientalmente com a Alemanha, o Governo de Santa Catarina participou de um seminário de Bioeconomia na Baviera.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta, estava entre os 18 especialistas e empresários brasileiros que participaram do encontro durante cinco dias.
A missão permitiu acesso às tecnologias mais práticas de inovação e sustentabilidade, com foco nas áreas de biotecnologia industrial, silvicultura e agricultura sustentável.
——————————————————
Virou manchete nos maiores veículos do país a briga entre os dois vereadores de Coronel Martins, no Oeste de Santa Catarina, que obrigou o encerramento da sessão após uma briga digna de quinta série, na última segunda-feira, 28.
Arlenio Cecatto (PT), o Chico, e Luiz Carlos Savi (PSD), o Luizinho, começaram a discutir após Luizinho atacar Chico no plenário, mandando-o calar a boca e chamando-o de “baba ovo”, tudo por causa, ainda, do resultado das eleições no município, em que Chico perdeu a corrida pela prefeitura para o colega de partido de Luizinho, Moacir Bresolin.
A presidente da Casa, Rosa Maria Camargo (PT), chegou a tentar intervir na situação, enquanto alguns colegas olhavam e outros tentavam impedir que os dois parlamentares se encontrassem. E a corrida pelo “parquinho” de um atrás do outro foi o ápice da discussão e foi o fato que levou a briga para rede nacional. Uma verdadeira vergonha, que coloca em pauta a credibilidade e seriedade daqueles que são eleitos para nos representar.
Mas este é só mais um dos episódios que tem repercutido desde o início da campanha eleitoral até seu encerramento. Afinal, quem não lembra da cadeirada de Datena, candidato a prefeito de São Paulo, em Pablo Marçal, seu adversário, em pleno debate? Ou ainda dos tapas trocados (ainda que de forma premeditada) entre os assessores de Marçal e Ricardo Nunes?
A campanha encerrou, os eleitos tomarão posse no primeiro dia de 2025 e, para nós eleitores, só nos resta torcer que episódios infantis e de agressão não sejam a premissa destes mandatos.










