Campanha mostra importância da doação de leite humano
Com o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno”, foi lançada ontem quinta-feira (18) a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, pelo Ministério da Saúde.
O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da doação, uma vez que o leite doado vai para os bancos de leite humano que ajudam os hospitais que têm bebês prematuros e de baixo peso internados. Isso porque o leite materno dá mais chances de recuperação e de uma vida mais saudável.
A campanha marca o 19 de maio, Dia Nacional de Doação do Leite Humano, data que tem sempre uma semana inteira celebrada mundialmente.
A meta do Ministério da Saúde para este ano é ampliar as doações para atender, pelo menos, 60% da demanda por leite humano, o equivalente a uma coleta total de pouco mais de 245 mil litros. No ano passado, 197 mil mulheres doaram leite, com volume total de 234 mil litros coletados e 222 mil recém-nascidos beneficiados.
O leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis. Este é o melhor alimento para os recém-nascidos, pois traz em sua composição proteção imunológica contra doenças infecciosas.