Conselho Tutelar de Criciúma: eleição para escolha de novos membros ocorre no dia 1º de outubro

Programada para acontecer no dia 1° de outubro, a eleição para a escolha dos 10 novos conselheiros tutelares de Criciúma será realizada no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi. Os cidadãos interessados em participar do pleito eleitoral terão das 8h às 17h para votarem. As informações a respeito do edital nº 001/2023/CMDCA, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), podem ser acessadas através do link .

“Votar para eleger os novos conselheiros tutelares é uma atividade de extrema importância para o funcionamento adequado do sistema de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes em uma sociedade. Em resumo, a votação é uma maneira de exercer a cidadania ativa, influenciando diretamente na proteção e na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Por meio desse processo democrático, os cidadãos têm a oportunidade de escolherem representantes que atuarão em prol do bem-estar daqueles que são mais vulneráveis em nossa sociedade”, acentua o presidente da Comissão Especial Eleitoral do CMDCA, Vladimir Teixeira.

“Todos os cidadãos maiores de 16 anos poderão votar em um candidato para a atuação no Conselho Tutelar da região em que residem”, afirma Teixeira. A votação será sigilosa, e o eleitor votará em cabine indevassável. As urnas eletrônicas serão cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em caso de dúvidas, nos locais de votação, estarão fixados a lista dos candidatos habilitados, com seus respectivos números. Será necessário que o eleitor leve um documento com foto que comprove sua identidade.

O resultado da eleição será publicado no dia 3 de outubro, contendo os nomes dos eleitos e o respectivo número de votos recebidos. Os candidatos eleitos serão nomeados e empossados pelo prefeito Clésio Salvaro. A posse dos novos conselheiros tutelares acontecerá no dia 10 de janeiro de 2024.

Detalhes sobre os conselheiros tutelares

Em vista a quantidade presente de habitantes no município de Criciúma, o Conselho Tutelar é divido em Conselho I e Conselho II. Os novos membros formados a partir das votações ficarão em mandato para os próximos quatro anos. O horário de expediente do membro do CMDCA de Criciúma é das 8h às 12h e das 13h às 17h. O salário é de R$ 3.866,33, com carga horária de 40 horas semanais.

*Decom: Letícia Cardoso – Imagem: Divulgação/Internet

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.