Inmet divulga Prognóstico Climático de Inverno 2022
O Inverno no Hemisfério Sul começou nesta terça-feira, 21 de junho, às 06h14 e termina no dia 22 de setembro às 22h04, no horário de Brasília.
O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, divulgou o Prognóstico Climático de Inverno 2022.
Para a Região Norte, segundo o instituto, as chuvas devem ficar acima da média climatológica, principalmente sobre a faixa norte. No sul da Amazônia, as condições de falta de chuvas, aliadas a alta temperatura e baixa umidade relativa do ar, podem favorecer a incidência de queimadas e incêndios florestais.
Para a Região Nordeste, a previsão indica chuvas acima da média histórica para toda a faixa próxima ao litoral nordestino, em função dos impactos da La Niña e também do padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.
Na Região Centro-Oeste, o período seco já teve início e a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%.
Os meses de julho e agosto também correspondem ao período seco da Região Sudeste, especialmente no norte de Minas Gerais. Deste modo, a previsão indica que as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média.
Para a Região Sul, o prognóstico indica chuvas abaixo da média em grande parte da região, em decorrência dos impactos do fenômeno La Niña. Temperaturas próximas e abaixo da média são previstas para grande parte da Região Sul.