Inmetro muda parâmetros de cálculo dos poluentes emitidos por veículos

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, mudou os parâmetros para calcular os índices de poluentes emitidos pelos veículos, conforme determinam o Proconve, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, e o Ibama.

Portaria com a atualização dos requisitos para avaliação do consumo energético e as emissões de gases pelos veículos foi publicada nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União.

Com isso, o Inmetro reduziu a tolerância nos ensaios de consumo energético combinado de 8% de desvio para 6%.

A portaria também determina que os valores de autonomia e eficiência divulgados pelas montadoras, para veículos eletrificados, seja o mesmo que consta na tabela do Inmetro.

Além disso, o órgão que trabalha pelo cumprimento de pesos e medidas e que estabelece a conformidade dos produtos no país, determinou o uso de métodos específicos nos ensaios de veículos híbridos e elétricos a bateria, baseado nas normas da ABNT e da Sociedade de Engenheiros Automotivos Americanos.

Pelas novas regras, o consumidor passa a ver na tabela e na etiqueta a informação da autonomia do veículo, em quilômetros.

Segundo o chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos do Inmetro, Hercules Souza, alterações nas normas do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular são sempre amplamente discutidas com a indústria, e visam dar informações relevantes ao consumidor, para ajudá-lo na decisão de compra, além de ajudar a indústria a comunicar à sociedade os principais atributos dos seus produtos.

As montadoras têm até o dia 30 de setembro para adequação ao novo regulamento.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.