Ministério da Justiça e Segurança Pública comemora 200 anos

Serão realizadas nesta semana as comemorações do Bicentenário do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a realização da Semana Nacional da Segurança Pública.

Nesta segunda, dia 27, como parte do evento, serão entregues, no Palácio do Planalto, os novos modelos da carteira de identidade e do passaporte.

Já nesta terça-feira, dia 28, a Polícia Federal inaugura a Unidade Especial para Investigação a Crimes Cibernéticos, fruto de uma parceria público/privada proposta pelo Ministério da Justiça, com apoio da Febraban, a Federação Brasileira de Bancos.

Também nesta terça, o Depen, Departamento Penitenciário Nacional, anuncia a construção da Academia da Polícia Penal Federal e divulga os números da Operação Modo Avião, que localizou e desabilitou aparelhos celulares nas unidades prisionais.

Outra iniciativa do Depen será a entrega de 59 viaturas para transporte exclusivo de gestantes privadas de liberdade, parturientes, idosas e deficientes.

Já no dia 29, quarta-feira, serão entregues, pelo ministro Anderson Torres, comendas da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública a 55 personalidades.

Encerrando a Semana Nacional da Segurança Pública, na sexta-feira, dia 1º de julho, haverá uma simulação de coleta de projéteis para o Sinab, Sistema Nacional de Análises Balísticas, para demonstrar como é o trabalho dos peritos que atuam para desvendar crimes cometidos com armas de fogo. O evento ocorre no Salão Negro do Palácio da Justiça.

Nesta semana, também será apresentada a Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública, ano-base 2020, que vai trazer informações sobre a estrutura do Susp, o Sistema Único de Segurança Pública. Além disso, a plataforma do Compras Susp apresentará os novos módulos do sistema, que permitirão aquisições de bens e serviços mais eficientes.

Ainda como parte das comemorações, que também contemplam os 94 anos de atuação da Polícia Rodoviária Federal, a Universidade Corporativa da PRF vai promover cerimônia de formatura de 131 alunos, em Florianópolis (SC).

O ministro da Justiça Anderson Torres disse que as entregas demonstram o empenho em estreitar relações com os estados, em valorizar os profissionais do setor e em promover melhorias na qualidade de vida da população.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.