Operação Ronda Agro, agricultura apreende 73 mil litros de vinhos e vinagres fraudados
Fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária em Santa Catarina apreendeu cerca de 73 mil litros de vinhos coloniais, vinagres e outras bebidas alcoólicas que estavam em situação irregular.
Os produtos retirados de circulação foram avaliados em R$ 1 milhão de reais.
A Operação Ronda Agro foi desencadeada no município de Pinheiro Preto, para combater rede criminosa de produção, distribuição e comercialização de vinho colonial fraudado, principalmente perto de datas festivas como Natal e Ano Novo.
Foram fiscalizados três estabelecimentos produtores de vinho e derivados da uva e do vinho, além de dois estabelecimentos que serviam como depósito do produto irregular.
Durante a ação, as equipes conseguiram flagrar a produção clandestina de vinagre colonial em um galpão nas dependências de uma das vinícolas, bem como a colocação de rótulos irregulares em vinhos coloniais e outras bebidas em uma dependência de um dos depósitos.
Foram emitidos seis autos de infração e 19 termos, entre apreensão, colheita de amostras e inspeção.
As fiscalizações do Ministério da Agricultura têm o objetivo de coibir o comércio e a produção ilegal que levam à concorrência desleal com indústrias que seguem as regras relacionadas a derivados de uva e do vinho.
O coordenador de Fiscalização de Vinhos e Bebidas, Marcelo Mota, alertou os consumidores que fiquem atentos ao comprarem bebidas e que verifiquem se o produto tem, no rótulo, o registro do ministério. Ele enfatizou que bebidas irregulares representam risco à saúde.
Denúncias sobre produtos sem registro podem ser feitas pelo canal Fala.br, no endereço falabr.cgu.gov.br.