PF desarticula grupo acusado de movimentar R$ 50 mi para o tráfico

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28), a Operação Torre Eiffel, para desarticular uma organização criminosa de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A quadrilha atuava em diversas cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Cerca de 200 policiais federais, com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, cumpriram 40 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão temporária e 11 mandados de prisão preventiva.

As investigações revelaram um amplo esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A cidade de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo, era mantida como base, com duas empresas suspeitas – um hotel e um centro de estética.

As duas lojas eram do líder do grupo e usadas para lavar dinheiro para o tráfico. A esposa dele é sócia nessas empresas, e apresenta movimentações financeiras atípicas. Dois homens foram presos nessa cidade.

Na cidade de Jales, o grupo utilizava empresas de mototáxi e um restaurante para lavar dinheiro ilícito. Também faziam agiotagem e transações de imóveis e de veículos de luxo. Dois empresários foram presos.

As investigações mostram que nos últimos dois anos, o grupo movimentou mais de R$ 50 milhões em transações financeiras relacionadas ao tráfico de drogas, usando contas de empresas adquiridas pelo líder do grupo e de “laranjas“. Foram identificados ainda açougue, hotel, supermercado e até mesmo patrocínio de um time de futebol em Americana (SP).

A investigação também apontou a ligação do líder do grupo com facções criminosas. Entre os detidos está a esposa do líder, advogada que, acredita-se, usava sua posição para atender aos interesses do marido e da organização, especialmente em relação a detentos vinculados ao grupo no sistema prisional paulista.

Os presos devem responder por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com penas máximas de até 30 anos de reclusão.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.