Projeto reunirá informações para enfrentamento e redução das taxas de suicídio no estado
Santa Catarina realizará um projeto para avaliar com maior profundidade as causas para a elevada ocorrência de suicídios no estado.
O trabalho prevê a implementação de metodologias inovadoras para rastrear o caminho que as vítimas do suicídio fizeram junto ao sistema de saúde.
Após a autorização do Ministério da Saúde, o cronograma vai se estender por 6 meses e pretende coletar informações para a construção de políticas públicas de enfrentamento e redução das taxas de suicídio em Santa Catarina.
O projeto se soma às ações da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, que neste ano tem o lema “A vida é a melhor escolha!”.
Outro importante apoio na prevenção ao suicídio é realizado pelo Centro de Valorização da Vida, com cerca de três mil voluntários que recebem mais de 10 mil ligações por dia pelo telefone 188.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, o suicídio é causa de morte superior às causadas por HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano.