Registros de violência sexual contra crianças passam de 17 mil em 2023
O Disque 100 registrou, nos quatro primeiros meses deste ano, 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, sendo que 17 mil e 500 delas envolviam violências sexuais físicas tais como abuso, estupro e exploração sexual, e também violência psíquica.
A divulgação dos números integra as ações da campanha do 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para o problema, promovendo ações preventivas e pedagógicas.
Neste ano, o tema da campanha é “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes“.
A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente interina, Maria Luiza Oliveira, destacou que a iniciativa é uma forma de dar visibilidade à questão. Para ela, é inadmissível que ainda ocorram abusos, exploração sexual e estupros de crianças e adolescentes e lembra que é dever da família, do Estado e da sociedade cuidar de meninos e meninas.
As denúncias de violações contra crianças e adolescentes podem ser feitas de forma anônima e gratuita pelo Disque 100, pelo número de WhatsApp – (61) 99611-0100, ou ainda, pelo site gov.br/mdh, na área Canais de Atendimento, clicar em Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Pelo site, as pessoas com deficiência auditiva têm acesso a um link para que sejam ser atendidas por meio de videochamada, em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O governo federal lançará, até o dia 31 de maio, um pacote de ações para conscientizar, alertar e enfrentar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.