Saúde lança campanha nacional de doação sangue
O Ministério da Saúde lançou, nessa terça-feira (14), a campanha nacional de doação sangue, com o slogan “Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece”.
A data celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é manter a doação regular para garantir a manutenção dos estoques em todo país.
Em 2022, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão e 800 milhões de reais nos Serviços de Hematologia e Hemoterapia públicos do país.
Os recursos foram destinados à estruturação da rede nacional, modernização das unidades e qualificação dos profissionais, além do fornecimento de medicamentos aos pacientes portadores de doenças hematológicas. No ano passado, os recursos para a rede somaram R$ 1 bilhão e 600 milhões de reais.
Em 2021, o registro de coletas de sangue no SUS aumentou em 2,6% quando comparado a 2020.
Foram pouco mais de 3 milhões de doações realizadas no ano passado. Em 2022, até março, foram coletadas cerca de 732 mil bolsas em todo país.
Ainda em 2021, 14 a cada mil habitantes eram doadores de sangue, o que corresponde a 1,4% da população brasileira.
Para doar sangue é necessário preencher alguns requisitos como ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos ; menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal.
O Doador deve pesar no mínimo 50 quilos , ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; e Estar alimentado.
É preciso também evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.