Tentativas de fraudes de identidade superaram 3 milhões, aponta Serasa

Segundo o indicador da Serasa Experian, de janeiro a setembro deste ano foram registradas mais de 3 milhões de tentativas de fraudes de identidade contra o consumidor, representando uma tentativa a cada oito segundos.

As tentativas de fraudes relacionadas com o segmento de bancos e cartões lideram com 1,7 milhão. Em segundo lugar, estão as financeiras, com 528 mil tentativas, seguido pelo setor de serviços, com 457 mil. O varejo aparece em quarto lugar, com 254 mil pessoas, e telefonia em último lugar, com 79 mil.

A população com idade entre 36 e 50 anos foi a que mais sofreu, com 1,1 milhão tentativas de golpe. Em segundo lugar, estão os consumidores de 26 a 35 anos, que sofreram 839 mil tentativas. Depois aparecem as pessoas de 51 a 60 anos, com 427 mil; até 25 anos, com 349 mil; e acima de 60 anos, com 334 mil tentativas.

Por estados, São Paulo lidera o ranking, com cerca de 934 mil tentativas em nove meses. Na sequência aparecem o Rio de Janeiro, com 331 mil; Minas Gerais, com 263 mil; Paraná, com 201 mil e Rio Grande do Sul, com 151 mil. As três últimas posições são ocupadas pelo Acre, com 8.432; Amapá, com 8.363 e em último, Roraima, com 5.841.

A Serasa recomenda que nas compras online o consumidor só inclua as informações pessoais e os dados bancários se tiver certeza de que se trata de um site seguro. O comprador também deve desconfiar de ofertas com preços muito baixos, pois é sempre com atrativos assim e usando nomes de lojas conhecidas que os cibercriminosos aproveitam para tentar roubar dados pessoais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.