Tigre é campeão da Copa SC Sub-21
O Criciúma conquistou tudo no estado de Santa Catarina em 2023. Após ser campeão Catarinense no futebol profissional e com as categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15, o Tigre levantou também a taça da Copa Santa Catarina Sub-21. Os carvoeiros empataram com o Figueirense na decisão pelo placar de 2 a 2 com gols de Pett e João e ficaram com a taça pela vitória por 2 a 1 no jogo de ida no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A final foi disputada na tarde deste sábado (02/12) no Centro de Treinamento Antenor Angeloni e contou com a presença da torcida tricolor e também com torcedores da capital.
Os comandados do técnico Gabriel Carvalho terminaram a primeira fase da Copa Santa Catarina com 100% de aproveitamento. Nas oito partidas disputadas, o Criciúma somou 24 pontos no grupo B, teve o melhor ataque da competição com 33 gols e a melhor defesa com apenas nove sofridos. O artilheiro foi João com 6 gols marcados, empatado com Renan Novoa, do Figueirense, e o goleiro Kauã ficou com o troféu de menos vazado.
“Tivemos uma temporada excelente em todos os sentidos, fechando o ano com mais um título para a nossa categoria. Conquistamos o Catarinense, a vaga antecipada na Copa São Paulo e também a presença na Copa do Brasil do próximo ano. Estamos muito felizes com os resultados e o desempenho dos nossos atletas. Agora vamos trabalhar ainda mais forte, pois temos a disputa da Copinha no início do ano”, afirmou o técnico Gabriel Carvalho.
O ano também foi coroado com o acesso do Tigre para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. “O Criciúma se reergueu e recuperou a hegemonia do futebol Catarinense. Fizemos algo nunca feito na história do clube, que foi vencer o estadual em todas as categorias e ainda retornar à elite do futebol nacional. Isso tudo é um presente ao nosso torcedor que está sempre ao nosso lado nos apoiando”, enalteceu o presidente Vilmar Guedes.
Dez equipes iniciaram competição na busca pelo título da competição Sub-21. Os times foram divididos em duas chaves de cinco cada. A chave A contou com Brusque, Figueirense, Joinville, Metro e Operário de Mafra. O grupo B teve o Criciúma, Manchister, Hercílio Luz, Imbituba e Caravaggio. Os clubes jogaram entre si em turno e returno e os dois primeiros de cada chave avançaram para a semifinal, que foi disputada em dois jogos, assim como a decisão.
COPA SÃO PAULO 2024
A próxima competição a ser disputada pelo time Sub-20 do Tigre será a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024. O Criciúma estará no grupo 14, que tem como sede a cidade de Itapira, na região do Circuito das Águas Paulista, e enfrentará as equipes do Itapirense, Ituano e Atlético-CE. A Federação Paulista de Futebol (FPF) irá anunciar em breve as datas e horários dos jogos.
A 54ª edição da Copinha será realizada entre 2 e 25 de janeiro de 2024, com a tradicional final marcada para o dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Dois times se classificam em cada grupo, e toda a fase de mata-mata terá jogo único. Ao todo, 128 times e mais de 3.800 atletas das safras de 2003 a 2008 participam do principal torneio de base do país.
A vaga do Criciúma foi conquistada com o título do Campeonato Catarinense Sub-20 deste ano. As equipes Sub-17 e Sub-15 do Tigre também venceram recentemente os estaduais. Os profissionais puxaram a fila das conquistas, levantando a taça no mês de abril.