Vereadores de Criciúma rejeitam projeto que determina índice de reajuste para os servidores públicos
O Projeto do Executivo 51/2023, que determina o índice de reajuste para os servidores públicos do município de Criciúma, da Administração Direta e Indireta e dá outras providências, foi rejeitado por unanimidade. A votação do PE ocorreu na noite de ontem segunda-feira, dia 22. Para ter acesso ao projeto clique aqui.
A casa parlamentar estava cheia, devido a presença do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (Siserp) e servidores, que comemoraram o resultado.
O que disseram os vereadores sobre o projeto na tribuna antes da votação:
“Tem que ser reportado aqui que os trabalhadores sequer estão pedindo o ganho real, exige-se apenas a inflação das perdas acumuladas”vereador Zairo Casagrande.
“Pelas condições, como foi conduzido todo esse trabalho, conseguimos realmente estar voltando a discutir esse projeto. Parabéns a todos que estiveram nessa batalha”vereador Marcio Daros.
“Provavelmente recusaremos o projeto, mas e depois? A negociação precisa ser retomada imediatamente, porque já começou atrasada” vereadora Giovana Mondardo.
“Cada dia mais o serviço aparecendo, quantas vezes a gestora fica lá fazendo merenda, quantas vezes a servente lá na sala por conta da falta de professor. A nossa cidade só vai para frente quando valorizar o servidor” vereador Miri Dagostin.
“Quero pedir desculpa ao Sindicato e aos profissionais. Votei 95% com vocês e me arrependo daqueles 5% que votei contra vocês. Quando temos valorização, temos um bom resultado. O que me indigna é que quando o pai e a mãe vão na escola, exigem um bom professor, mas quando o prefeito grava um vídeo chamando-os (professor) de vadios, nenhum pai defende o professor”vereador Paulo Ferrarezi.
Sobre o Projeto de Lei PE 51/2023, que foi rejeitado na noite de ontem: Trata da porcentagem de reajuste nos salários e também da carreira dos professores. O município oferta um reajuste de 4,36%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), contra 14,61% de solicitado pelo Siserp, que seria o reajuste de 4,36% e mais 10,25% em relação a anos anteriores. Já sobre a carreira dos professores, o município modifica o percentual de diferença de salários que hoje é de 20% entre professores formado no Ensino Médio e professores com faculdade para 5%.
Outros projetos votados
Também foram votados e aprovados por unanimidade na noite desta segunda, o PE 52/2023, que dispõe sobre o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, nos termos da Lei nº 5.133, de 20 de dezembro de 2007, e dá outras providências;
o PE 53/2023, que fixa o valor da bolsa auxílio para estagiários em atividade nos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta do Município de Criciúma.
o PE 54/2023, que altera o art. 1º e anexos da Lei 8.103 de 14 de abril de 2022 que dispõe sobre os valores do cupom alimentação destinado aos servidores públicos municipais previsto no art. 76 da Lei Complementar 12/1999, inclui cargos no Anexo II, e dá outras providências;
e o PLC – PE 21/2023, que modifica dispositivos da Lei Complementar nº 012/99.