Castração é a Solução: primeiro mutirão de 2024 ocorre neste final de semana em Criciúma

Com o objetivo de diminuir a quantidade de animais de rua em Criciúma, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), realizará o primeiro mutirão de 2024 do projeto “Castração é a Solução”. A iniciativa ocorre neste sábado (27) e domingo (28), das 8h às 14h, no Centro Comunitário do bairro Vila Nova Esperança. Serão disponibilizadas 200 vagas, que podem ser pré-cadastradas por meio do telefone (48) 99633-6599, diretamente com o presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Nova Esperança, Nilton Voss.

O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. Com o programa, a meta é realizar 6 mil castrações por ano em Criciúma. “A castração não é apenas um ato de cuidado com os nossos animais, mas um compromisso inequívoco com a saúde pública. Estamos determinados a dobrar a meta e erradicar o abandono de animais em Criciúma”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Nos últimos cinco meses, a prefeitura viabilizou a castração de mais de 2,1 mil animais. “Esse programa é essencial e tem apresentado bons resultados”, explicou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

De acordo com o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima, durante os procedimentos, os animais são microchipados e ganham medicações pós-operatórias. “A castração faz bem para a saúde dos animais. Eles não vão entrar no cio, não vão ter crias e nem filhotes indesejados que, depois, acabam sendo abandonados nas ruas”, esclareceu.

Para cadastrar os animais no programa, é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência no município de Criciúma e comprovante de renda de até três salários mínimos. Não serão castrados animais braquicefálicos e fêmeas que estejam esperando filhotes.

Escrito por: Laura Bazzei – Imagem: Divulgação/Decom

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.