Centro de Educação Infantil Comunitário apoiado pela Coopera lança livro contando a sua história e projeto pedagógico
Um Centro de Educação Infantil onde as crianças ajudam a fazer a sua própria alimentação em uma cozinha experimental e, junto com a professora, planejam o seu dia de estudos. Nenhuma atividade é feita com xérox, tudo é escrito e desenhado a mão, e as brincadeiras educativas acontecem somente com materiais da natureza.
Este espaço de aprendizagem “diferente” é o Centro de Educação Infantil Comunitário Paraíso das Crianças. Ele fica em Forquilhinha, no bairro Ouro Negro. E nesta quarta-feira, dia 19 de abril, promoveu o lançamento de um livro que registra a história e o projeto pedagógico do local. O evento ocorreu no Espaço Integra Coopera, no centro da cidade.
O livro Projeto Pedagógico Curricular do Centro de Educação Infantil Comunitário Paraíso das Crianças, 22 anos de história, registra a trajetória do local e a sua prática pedagógica, inspirada, dentre outras, pela abordagem educacional de Reggio Emilia, na Itália. “Vínhamos escrevendo este documento desde 2019, com ele queremos mostrar para a comunidade como trabalhamos. Ele ficará disponível em formato físico na secretaria de educação de Forquilhinha, na biblioteca do Integra Coopera e na própria escola”, conta a diretora e fundadora do Ceic, Rosa Maria Américo, conhecida como Bia.
Participaram do lançamento da obra, pais das crianças, autoridades municipais e lideranças da Cooperativa Pioneira de Eletrificação, a Coopera, que é uma das apoiadoras do Centro. O lanche foi preparado pelos próprios educandos, reforçando parte da proposta do Paraíso das Crianças. “Acreditamos que a escola da infância precisa pensar a vida real, não pode ser superficial. E a Coopera foi importante desde o início. Ela dá mais visibilidade ao nosso trabalho, expande nossos horizontes e ajuda na formação da nossa equipe”, explica Bia Américo.
Assim como o apoio da Coopera, outras parcerias são fundamentais
O Centro de Educação Infantil existe há 22 anos e nasceu do sonho da pedagoga. Ele é uma instituição privada, mantida por uma Associação de Pais, além de convênios como o da Coopera. “Somos parceiros há quase 20 anos. E quando surgiu o Laboratório de Inovação Social da cooperativa, a Bia inscreveu nele o projeto Por uma Escola que Encante. Desde então a gente acompanha de perto o crescimento do Paraíso das Crianças e o quanto tudo o que acontece ali tem embasamento e planejamento”, contextualiza Josi Jacques, coordenadora de cooperativismo da Coopera.
Para o gerente geral da Coopera, Rogério Feller, a cidade precisa apoiar e incentivar iniciativas como essa. “A educação representa a construção de um futuro mais próspero e cooperativista. E o modelo implantado pela Bia é extremamente visionário e colaborativo. Temos orgulho de apoiar o Ceic desde o início e sediar o lançamento deste livro que registra uma história de sonho e trabalho”, completa Feller.