Com estoque baixo, Hemosc pede ajuda de doadores para atualizar banco de sangue
O Centro de Homatologia e Homoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está precisando de doações. Com os tipos sanguíneos O positivo e negativo e A positivo reduzidos, a instituição precisa da ajuda de mais doadores para diminuir a queda do banco de sangue e manter o estoque sempre atualizado.
Todos os dias, a partir das 5 horas, o estoque das tipagens de sangue são atualizados. Após as atualizações frequentes, os profissionais registraram a queda desses três tipos de sangue há 30 dias. Segundo a coordenadora técnica do Hemosc de Criciúma, Camila Rodrigues Teixeira Daminelli, a redução é registrada de forma estadual, ou seja, nos sete hemocentros e nas duas unidades de coleta de Santa Catarina.

“Todos os dias, em acidentes ou cirurgias, aparecem pessoas precisando de transfusão, mostrando o motivo de mantermos o banco de sangue sempre abastecido. Porém, além de chamar as pessoas para doarem, queremos enfatizar a importância da doação de sangue para as pessoas criarem o hábito de doar vida delas. Assim, contribuindo para manter o estoque sempre em nível adequado”, explicou a coordenadora técnica.
Fidelização de doadores
Com a finalidade de fidelizar os doadores, o Hemosc realiza determinados projetos para mostrar a importância da doação de sangue. Como, por exemplo, com palestras nas escolas, projetos nas empresas e também com ações nos municípios de Santa Catarina. Além disso, coletas também feitas de forma rotineira nos hemocentros e nos pontos de coleta do Estado.

Hemosc conta com projetos para enfatizar importância da doação de sangue.
Segundo Camila, os homens podem doar em dois em dois meses e realizar até quatro doações por ano. Por outro lado, as mulheres podem doar de três em três meses e realizar até três doações por ano. “Atualmente, para mantermos um atendimento de melhor qualidade, estamos pedindo para que as pessoas agendem o dia da doação. O agendamento pode ser feito por meio do site do Hemosc ou pelo telefone (48) 3444-7414”, explicou.
Os interessados em doar podem encontrar os hemocentros nos municípios de Chapecó, Joaçaba, Blumenau, Joinville, Florianópolis, Criciúma e Lages. Já os pontos de coleta estão localizados em Tubarão e Jaraguá do Sul.
Confira abaixo os requisitos necessários para realizar a doação de sangue:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Idade máxima de 60 anos para a primeira doação;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Estar alimentado e se sentindo bem de saúde;
- Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação;
- Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.











