Dia D: Criciúma intensifica ações de multivacinação e do Outubro Rosa neste sábado
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, neste sábado (18), o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, voltada à atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. No mesmo dia, serão intensificadas as ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, em alusão a campanha Outubro Rosa. Essas iniciativas ocorrerão em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com trabalhos das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destaca que “as campanhas de multivacinação e do Outubro Rosa são importantes lembretes ao cuidado integral que precisamos ter com a saúde das nossas crianças, adolescentes e das mulheres. Nesse sentido, não somente neste mês, mas ao longo de todo o ano, nossos profissionais de saúde trabalham para garantir atenção, acolhimento, orientação e acesso facilitado à prevenção, ao diagnóstico precoce e tratamento para a população criciumense”.
O secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, ressalta que o Dia D também é uma oportunidade para colocar em dia a vacinação de crianças e adolescentes. “Nosso foco é manter o status de eliminação da poliomielite e reforçar a prevenção contra o sarampo, além de ampliar a cobertura vacinal do HPV até os 19 anos. Para isso, as salas de vacinas também estarão abertas ao longo deste sábado”, explica.
Ao longo da semana, 14 unidades trabalham das 7h às 18h30 com vacinação diariamente.
Recomendações do Ministério da Saúde
A respeito do Outubro Rosa, a gerente de Atenção Primária em Saúde, Francielle Gava, explica que as UBSs estão com agendamento prioritário para coletas de preventivo, especialmente para mulheres com mais de três anos de atraso no exame. “Também estamos garantindo a solicitação de mamografias conforme as orientações do Ministério da Saúde (MS), priorizando a prevenção e o diagnóstico precoce”, conclui.
De acordo com o MS, na faixa etária de 40 a 49 anos, o exame de mamografia é realizado sob demanda, ou seja, a solicitação é feita a partir da decisão conjunta entre a paciente e o médico, mesmo na ausência de sintomas. Já dos 50 aos 74 anos, a mamografia de rastreamento é recomendada a cada dois anos, mesmo sem sinais ou sintomas, como estratégia de detecção precoce do câncer de mama. E a partir dos 74 anos, a realização do exame deve ser avaliada caso a caso, considerando as comorbidades e a expectativa de vida da paciente, em conversa com o profissional de saúde.
Projeto Hospital do Ursinho: acolhimento infantil
Ainda sobre a campanha de multivacinação, uma das novidades deste ano é o projeto-piloto “Hospital do Ursinho”, realizado em parceria com os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). A ação ocorrerá em quatro Unidades Básicas de Saúde: Rio Maina, Santa Bárbara, Santa Luzia e Próspera.
De acordo com Francielle, o projeto busca reduzir o medo e o trauma das crianças em relação à vacinação. “Durante a atividade, os pequenos vão vestir jalecos médicos e simular a aplicação de vacinas em ursinhos de pelúcia. Depois, serão acompanhados até a sala de vacinação para compreenderem o processo de forma lúdica e acolhedora”, finaliza.











