IBGE: taxa de desemprego em agosto repete mínima histórica de 5,6%
A taxa de desocupação no Brasil ficou em 5,6%, no trimestre encerrado em agosto, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad Contínua, divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE.

O percentual é o mesmo do registrado do trimestre anterior, quando a taxa de desemprego atingiu o menor nível da série histórica, iniciada em 2012. Com o resultado, o número de pessoas sem trabalho chegou a 6,1 milhões no trimestre até agosto; o menor já registrado na série histórica.
Segundo o Instituto de Geografia e Estatística, a redução está ligada, em parte, às contratações no setor de educação pública. De acordo com o IBGE, “a educação pré-escolar e fundamental fazem contratações ao longo do primeiro semestre. São trabalhadores sem carteira, com contratos de trabalho temporários“.
Esse grupo faz parte dos trabalhadores sem carteira do setor público, que cresceu cinco e meio por cento em relação ao trimestre até maio e ficou estável frente ao trimestre até agosto de 2024.
Ainda de acordo com a pesquisa, o número de empregados com carteira assinada no setor privado bateu recorde. O contingente, excluindo trabalhadores domésticos, chegou a 39,1 milhões.











