INSS pede prova de vida a quatro milhões de aposentados e pensionistas

O INSS notificou quatro milhões de aposentados e pensionistas para realizar a prova de vida. O chamado é válido apenas para aqueles que receberam o aviso no extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício.

Segundo comunicado do INSS, divulgado nesta sexta-feira (24), a mensagem foi enviada aos beneficiários que não tiveram a comprovação de vida automática pelo sistema.

O prazo para realizar o procedimento e, assim, evitar o bloqueio do pagamento é de 30 dias, a partir da data do aviso.

Para quem precisa realizar a prova de vida, basta seguir as seguintes orientações: primeiro, acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se for solicitado. Em alguns bancos, é possível realizar a prova de vida online, diretamente pelo aplicativo ou site do banco. Se preferir, também dá para comparecer à agência bancária e apresentar um documento oficial com foto.

O INSS ressalta que todos os benefícios ativos de longa duração precisam da prova de vida anual, como aposentadorias, pensões e auxílio por incapacidade temporária com duração superior a um ano.

Mais de 30 milhões de pessoas já estão com a prova de vida válida, cerca de 80% dos segurados do INSS.

INSS alerta

O INSS alertou que não realiza contatos diretos por telefone, aplicativos de mensagem, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou com ameaças de bloqueio do benefício.

Em caso de dúvida, busque os canais oficiais. Além do site gov.br/inss, do aplicativo Meu INSS, a Central 135 funciona de segunda a sábado, das 07h às 22h.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.