Professores da rede municipal de Criciúma participam de formação sobre conflitos e diferenças no ambiente escolar

Para garantir ambientes de aprendizado ainda mais inclusivos, respeitosos e produtivos, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, ao longo desta quarta-feira (23), uma formação aos professores da rede municipal com o tema “O Ensino em Tempos de Mudança: Conflitos, Diferenças Geracionais e Outros Paradigmas”. O encontro reuniu aproximadamente 1,4 mil educadores no Teatro Municipal Elias Angeloni. A palestra foi mediada pelo professor e empreendedor Marco Antônio Murara.

“Momentos como esse são fundamentais para valorizar os profissionais da educação e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Manter os professores atualizados e capacitados impacta diretamente na sala de aula, então esse é um trabalho contínuo realizado em Criciúma para fortalecer ainda mais a qualidade do ensino”, ressaltou o prefeito em exercício de Criciúma, Marcio Daros da Luz.

A formação promoveu o debate em torno das estratégias para lidar com os desafios que surgem em um cenário educacional cada vez mais dinâmico e diverso. Além disso, foram abordadas técnicas de comunicação que permitem a expressão de necessidades e opiniões de forma clara e respeitosa, visando a construção de um ambiente onde todos se sintam seguros, livres de julgamentos ou punições.

Segundo a secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette, a palestra ofereceu um olhar sensível e atualizado sobre como as diferentes gerações impactam o ambiente escolar, desde o modo de aprender dos alunos até a forma como os professores se comunicam e se posicionam diante das mudanças da sociedade. “Trabalhar com diferentes gerações exige escuta, empatia e preparo. Essa formação ampliou o olhar dos nossos educadores e oferece ferramentas para que a sala de aula se torne um espaço de convivência humana, participativa e colaborativa”, destacou a secretária.

Aplicabilidade em sala de aula

Para a gerente pedagógica, Micheli da Costa Bez Birolo, os ensinamentos da palestra podem ser aplicados no dia a dia das escolas para estimular a criatividade, a inovação e garantir uma comunicação clara entre professores e alunos. “Quando o professor compreende o perfil das gerações com as quais está lidando, ele consegue adaptar sua abordagem, melhorar a comunicação e prevenir conflitos. Isso faz toda a diferença no clima da sala de aula e no rendimento dos alunos”, completou a gerente.

Entre as possibilidades de aplicação destacadas estão a escuta ativa, a empatia nas relações interpessoais, a gestão emocional e a criação de ambientes de aprendizagem mais flexíveis e colaborativos. A formação também reforçou a importância do papel do educador como mediador e agente de transformação social.

Escrito por: Eduarda Salazar – Imagem: Eduarda Salazar/Decom

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.