Reitora da Unesc, Luciane Ceretta, assume Secretaria de Estado da Educação
Com o sentimento de missão e compromisso com a educação catarinense, a reitora licenciada da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, assumiu oficialmente, na manhã desta segunda-feira (26/5), o cargo de secretária de Estado da Educação. A cerimônia de posse, realizada no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, foi marcada por grande prestígio e reuniu autoridades políticas, reitores, professores, estudantes e lideranças educacionais de todo o estado.
Reitora da Universidade pela terceira vez consecutiva e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que reúne 14 universidades comunitárias, Luciane teve participação na construção do Programa Universidade Gratuita, que oferta bolsas de 100% para estudantes de graduação, ao lado do então secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, a quem sucede no cargo.
Além da atuação na presidência da Acafe na segunda gestão consecutiva, Luciane também exerce papéis de destaque nos Conselhos Estadual e Nacional de Educação, posições que conquistou pela liderança ativa nas pautas voltadas à melhoria da educação brasileira.
De acordo com o governador, Luciane Ceretta chega à Secretaria de Educação com a missão de melhorar ainda mais os índices educacionais de Santa Catarina que já são referência para o Brasil. Além disso, Jorginho Mello quer que a nova secretária dê prioridade para as instalações físicas das escolas.
“Nós temos importantes desafios pela frente na Secretaria, como a ampliação da infraestrutura das escolas, com foco na melhoria da climatização. Nossa meta é que, até o fim deste ano, todas as unidades estejam devidamente climatizadas. Outro ponto fundamental é a recomposição da aprendizagem, especialmente a partir dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para a qual já temos estratégias bem definidas”, comentou Luciane, que recebeu das mãos do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm o bóton de identificação funcional e o plano de governo, marcando oficialmente o início de sua gestão.
A secretária-adjunta, Patrícia Lueders, entregou flores à nova secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, em um gesto de boas-vindas e votos de sucesso na nova missão à frente da pasta.
Luciane ainda falou que seguirá avançando na valorização dos professores e dando continuidade a programas fundamentais, como o Universidade Gratuita e o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), que ainda demandam ajustes para a consolidação de seus ciclos.
“Temos convicção de que chegaremos ao final do ano com as escolas em uma condição infinitamente melhor do que a que temos hoje. Será essencial avaliar o processo pedagógico, promover a recomposição da aprendizagem e identificar com precisão as lacunas dos nossos estudantes, sobretudo nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, que são os principais indicadores de desempenho e impactam diretamente no Ideb. Sabemos que é um trabalho desafiador e árduo, mas estou absolutamente motivada para enfrentá-lo. Estou licenciada da Unesc e também me licenciando da Acafe, para que possamos seguir com foco total na Secretaria de Estado da Educação”, frisou Luciane.
“Enfrentaremos um conjunto de desafios relevantes, mas chego com muito entusiasmo, motivação e senso de responsabilidade. Estou profundamente honrada com o convite do governador Jorginho Mello e preparada para dar o meu melhor em favor da educação catarinense”, complementou Luciane.

Durante a solenidade de posse, Cimadon foi homenageado e recebeu uma placa das mãos do governador. A honraria expressa o reconhecimento pelos mais de dois anos de dedicação à Secretaria, marcados pela excelência na condução das políticas públicas educacionais em Santa Catarina.
Universidade Gratuita
Ela também falou sobre o programa Universidade Gratuita. “Hoje, contamos com cerca de 50 mil estudantes beneficiados pelos recursos concedidos neste semestre. A expectativa é alcançar 80 mil estudantes até o fim de 2026. Para isso, precisamos fazer alguns ajustes, especialmente para garantir que a comunicação e a informação para todos os candidatos sejam claras e transparentes, permitindo que compreendam todo o processo com facilidade. Esse Programa é um case nacional e oferece benefício de 100% para que o estudante possa se formar na graduação de sua escolha e desejo. Colocaremos um foco especial neste trabalho”, enfatizou a nova secretária de estado da Educação.
Fonte: Unesc texto – Daniela Savi/ Reportagem completa clique aqui / Fotos: Eduardo Valente / GOVSC; Eliezer Cardoso e Mayara Cardoso/Agecom/Unesc











