Setor de materiais de construção deve crescer 2,5% em 2025

O mercado de material de construção tem dado sinais de recuperação e até de crescimento controlado em 2025. Em 2024, o aumento foi de 4,9% nas vendas. Neste ano, a previsão é encerrar com crescimento de 2,5%.

Segundo lojistas e especialistas do setor, esse crescimento moderado esconde um movimento relevante. A venda não está restrita a grandes obras. Cresce, sobretudo, a procura por reformas, manutenções domésticas, pintura e pequenos reparos, ou seja, pessoas que aproveitam o fim de ano para preparar a casa para as festas, decorar ou recuperar ambientes.

Para os comerciantes, a combinação de recursos extras como o 13º salário e o desejo de ter a casa mais arrumada e confortável para as festas de fim de ano tem estimulado as compras, como explica Ednaldo Mascarenhas, gerente de loja há 7 anos.

No final de ano as pessoas procuram muito aquela reforma básica, né? Pintura, trocar cerâmica, no caso. Faz aquele movimento pro Natal, agradecimento, pra fazer aquela confraternização, aquele ambiente que tá meio feio,  Então, basicamente é isso. Deixar bonito pra reforma pro Natal.

Com relação ao volume de vendas comparado aos anos anteriores, Ednaldo confirma um movimento mais moderado.

Esse ano está no básico, não é aquele ano que a gente esperava, devido à economia realmente que influencia na parte desse movimento. Mas estamos esperançosos. O Black Friday também não foi aquele movimento de novembro, e em dezembro nós estamos na expectativa de fechar com chave de ouro o final de ano.

Para 2026, a estimativa é que as vendas de material de construção no Brasil cresçam algo entre 2 e 4%, em volume e faturamento real, com maior procura por material de acabamento e itens de valor agregado.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.