STU se despede de Criciúma deixando legado esportivo, social, ambiental e econômico

Palco de um dos grandes eventos esportivos nacionais do final de semana, o STU National em Criciúma começou a ter a estrutura desmontada no Parque da Prefeitura na ultima segunda-feira (21). A quinta edição deixa um legado esportivo, social, ambiental e econômico para a cidade que celebra o centenário de emancipação Político Administrativa neste 2025. De acordo com os organizadores, cerca de 25 mil visitantes passaram pelo Skate Park nos três dias de competição.

O STU trouxe para Criciúma uma mistura de esporte, cultura e sustentabilidade. Foi um evento fantástico, com organização impecável e grande participação popular. Além de movimentar a economia local, mostrou o potencial que temos para receber iniciativas desse porte. Para nós, gestores públicos, é motivo de orgulho e um incentivo a seguir apoiando cada vez mais eventos que fortalecem a cidade em diferentes dimensões”, destacou o prefeito Vagner Espindola.

A edição de 2025 foi marcada pelas ações do Programa Criciúma Sustentável e também da programação do centenário. Os vencedores das modalidades tiveram seus nomes eternizados com o plantio de mudas de árvores nativas ao lado das pistas que cada vez mais se firmam no mapa do skate nacional. Os atletas regaram as plantas e autografaram as placas indicativas com o nome de cada espécie, deixando assim uma marca histórica na competição.

Ivan Monteiro, Isadora Pacheco, Maria Almeida, Felipe Nunes e Pedro Carvalho, campeões nas cinco modalidades em disputa no Street, Park e Paraskate foram os principais protagonistas de um STU. Um dia antes das disputas, na quinta-feira (17), um grupo de skatistas e estudantes da rede municipal de educação fizeram um passeio no Memorial Nikola Tesla, no Parque dos Imigrantes, lá visitaram a fazenda solar e plantaram sementes de girassóis no jardim do espaço.

A sustentabilidade da etapa do STU em Criciúma também esteve presente no recolhimento para destinação correta de mais de sete toneladas de resíduos recicláveis. Foram pratos e copos plásticos e de papéis, latas de alumínio, embalagens e vários outros materiais utilizados nos três dias. O Comitê de Meio Ambiente e Saneamento, coordenou a ação que contou com a participação da Associação de Coletores do município.

Solidariedade e movimentação econômica

O sorriso de felicidade esteve sempre presente dentro e fora do Parque da Prefeitura durante o STU. Sorriram os skatistas, vencedores ou só participantes, seus técnicos, amigos e familiares, e o público que se divertiu assistindo as apresentações ou nos rolês do evento. Sorriu a economia do município, com a geração de mais de 500 empregos diretos e indiretos, e a movimentação dos setores de hospedagem, alimentação, entretenimento e outros serviços.

A solidariedade também esteve presente, com a arrecadação de alimentos não perecíveis durante as competições do STU National, o circuito brasileiro de Skate. A campanha “100 Toneladas de Solidariedade”, que integra o calendário oficial do Centenário de Emancipação político-administrativa do município. Foram mais de duas toneladas, segundo o levantamento da Afasc Solidária, programa que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para a presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) Robinalva Ferreira, essa quinta edição do STU mostrou que a parceria entre a cidade e o evento está cada vez mais consolidada.

Foram mais de seis mil visitantes só no domingo. A transmissão pela televisão ao vivo em rede nacional, a presenças de skatistas renomados que sentem-se em casa quando aqui voltam, a grande presença de público todos os dias e as iniciativas sustentáveis, uma marca do município, são um selo de qualidade que mostra o quanto o STU em Criciúma é um evento espetacular”, comentou Robinalva.

Colaboração: Prefeitura de Criciúma texto  Marcelo Becker – Imagem: Marcelo Becker

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.