Vacina da gripe será ampliada para todos acima de 6 meses de idade
A ministra da Saúde Nísia Trindade publicou na terça-feira (30/4) em seu X, que a vacinação da gripe será ampliada a todos os brasileiros com mais de 6 meses de idade. “Estamos antecipando essa medida para responder ao aumento dos casos de influenza”, afirmou a ministra.
“Dependendo do estoque de vacinas e da situação dos casos em cada localidade, poderá haver restrições pontuais para certas faixas etárias a fim de garantir a vacinação dos grupos prioritários, mas de forma excepcional”, completou Nísia.
Isso quer dizer que, para valer, a medida tem de ser avaliada pelos municípios, de acordo com seus estoques, para poder planejar quais serão os públicos atendidos nesta campanha ampliada. A medida não vale para a Região Norte, que já teve
Vacina da gripe abaixo da meta
A medida também serve como incentivo para aumentar o volume de vacinados, tendo em vista que nos últimos anos a cobertura vacinal da influenza esteve abaixo da meta. Em 2023, quase 16 milhões de brasileiros que poderiam ter se vacinado não compareceram aos postos.
Este ano, até 21 de abril, apenas 22% do público alvo havia se vacinado. O imunizante em 2024 é destinado a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, as cepas do vírus que mais estão circulando no país.
A vacina da gripe era indicada anteriormente a uma série de grupos mais restritos, tendo destaque as crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, trabalhadores da saúde e professores, gestantes e idosos com mais de 60 anos.