Vacinação contra a gripe é antecipada para março
A estratégia de vacinação contra a gripe foi antecipada e já começa nesta semana. Isso foi possível graças a esforço do Ministério da Saúde, Instituto Butantan e Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, que chegaram a um acordo para agilizar a entrega da primeira remessa das vacinas, diante do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
Anteriormente, a campanha de vacinação contra a gripe era realizada nos meses de abril e maio.
Para este ano, as vacinas já começaram a ser distribuídas para todos os estados brasileiros. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.
A antecipação é válida para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul já que, no ano passado, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a região Norte e imunizou a população entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.
A vacina usada é trivalente, ou seja, tem três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.
A expectativa é iniciar com idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários.