Veja cuidados que podem ajudar a evitar prejuízos com cartões e celulares durante o carnaval

Nos últimos anos, durante o carnaval, aumentou o número de furtos de celulares e golpes com cartões de crédito.

A reportagem ouviu especialistas, e eles têm conselhos para você se proteger nesta época do ano. As fotos vão mostrando o começo do bloco, a alegria dos amigos, a festa. Até que não teve mais como tirar foto.

Quando eu vi, eu estava super apertada no meio de todo mundo. Aí, quando deu aquela aliviada e minha bolsa desceu – porque minha bolsa pequenininha veio para cima -, eu já senti ela mais leve. Aí eu fui para a mão e falei: ‘Levaram o meu celular”, conta a empresária Flávia Lopes Pereira.

No carnaval de 2025, São Paulo registrou 21 furtos de celular por hora. No Rio, foram 2.248 nos dias oficiais de festa. Essa realidade impõe aos foliões prevenção. Tem gente que leva para o bloco um celular velho, para não ficar tão triste se for roubado. Mas se você colocar nesse celular o aplicativo do banco, for usar para pagar conta ou fazer PIX, não tem jeito: além de se preparar, você vai ter que preparar o celular também para o bloco:

  • ajuste o limite do PIX e dos cartões digitais para só o que for usar no dia;
  • ative os serviços de localização;
  • instale o aplicativo do Ministério da Justiça, o Celular Seguro, que pode bloquear suas contas do celular de uma única vez.

A Flávia acha melhor mesmo agora não levar celular nem bolsa.

Flávia Lopes Pereira, empresária: Levaria um cartão.
Repórter: Você levaria um cartão?
Flávia Lopes Pereira: Um cartão de crédito para poder beber, tomar água.

Mas tem que ter cuidado com o cartão também. Os golpes mais frequentes são quando você vai passar o cartão na maquininha. Ou os golpistas botam um valor diferente em uma máquina com a tela ruim, que você não consegue ver, ou trocam o seu cartão.

Repórter: Eu já vi aqui uma coisa: o teu cartão tem uma fita, né?
Luiz Henrique Barbosa, especialista em segurança digital: Personalizar o seu cartão é a melhor alternativa para se precaver desse tipo de golpe. Uma ótima alternativa é nunca entregue o seu cartão, sempre ficar com ele na mão.

Mas o Luiz, que é especialista em segurança digital, alerta para outro golpe, não tão comum, mas perigoso, e de uma ferramenta da sua cozinha para se defender:

Repórter: O papel alumínio, desses que o pessoal tem em casa para cozinhar, impede que, no bloco, na festa, em qualquer lugar, você seja vítima daquele golpe de aproximação?
Luiz Henrique Barbosa: Ninguém vai conseguir encostar uma maquininha e fazer um pagamento sem você perceber.

Fonte:g1

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.