Corpo de Bombeiros Militar em Criciúma em novo local a partir de segunda-feira
A partir de segunda-feira, dia 15, o Corpo de Bombeiros Militar em Criciúma já estará atendendo na nova sede provisória. O local, na Rua General Osório, bairro Santa Bárbara, será utilizado por pelo menos dois anos, enquanto o quartel, na Rua Dolário dos Santos, será reconstruído.
A edificação provisória é da Casan e está sendo utilizada pelo CBMSC por meio de um termo de cessão de uso. A estrutura conta com 1,3 mil m² e irá abrigar o serviço administrativo e as guarnições de emergência.
“Nosso serviço não será afetado com a mudança. Priorizamos um local próximo ao nosso quartel para que o tempo resposta e o acesso da população não fosse prejudicado”, explica o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira.
Já o Serviço de Segurança Contra Incêndio (SSC-I) segue na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). No local é feito o atendimento ao público externo que necessita de vistorias, habite-se e funcionamento. “Nossa estrutura atual não suporta mais nossas necessidades, tanto é que nosso serviço já estava dividido em dois lugares. A reforma vem para melhorar, principalmente, a qualidade do atendimento realizado”, completa o comandante.
Sobre a construção
Projetado para atender todos os serviços do CBMSC em Criciúma, a nova estrutura contará com 3.163,11m². A empresa Engetom Construção Civil foi a vencedora do processo de licitação e a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras será assinada na manhã desta sexta-feira, dia 12.
A partir do início das obras o contrato prevê que em até 1.080 dias o quartel fique pronto, mas como o valor da obra já está assegurado, a estrutura deve ficar pronta em até dois anos. “É um projeto moderno. Que atende as necessidades dos bombeiros militares que trabalham 24 horas e usam as instalações diariamente”, explica o tenente-coronel.

Símbolo do batalhão dos bombeiros de Criciúma, estátua será preservada durante obras da nova sede.
![]()
As obras da nova sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM) de Criciúma começam nesta sexta-feira, dia 12. Um ato de demolição do quartel marcará o início dos trabalhos. Só que nem todas as partes que compõem o batalhão serão colocadas no chão. A simbólica estátua de um bombeiro, que fica em frente a unidade, será preservada
A obra de arte foi colocada na sede dos militares em 2003. De acordo com o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, a escultura será levada para a sede provisória, onde a corporação ficará até a conclusão da construção do novo batalhão. Ao fim das obras, a estátua deverá retornar para a rua Dolário dos Santos, no Centro de Criciúma.
“A estátua demonstra uma das principais atividades do Corpo de Bombeiros, que é o combate a incêndio. A ideia é levar ela para a frente do quartel provisório, na sede da antiga Casan, porque realmente é uma escultura bastante marcante do nosso quartel e também da cidade”, diz Silveira.
*Assessoria de Imprensa – Manuela Silva | Imprensa 4º BBM











