Corpo de Bombeiros Militar em Criciúma em novo local a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, dia 15, o Corpo de Bombeiros Militar em Criciúma já estará atendendo na nova sede provisória. O local, na Rua General Osório, bairro Santa Bárbara, será utilizado por pelo menos dois anos, enquanto o quartel, na Rua Dolário dos Santos, será reconstruído.

A edificação provisória é da Casan e está sendo utilizada pelo CBMSC por meio de um termo de cessão de uso. A estrutura conta com 1,3 mil m² e irá abrigar o serviço administrativo e as guarnições de emergência.

“Nosso serviço não será afetado com a mudança. Priorizamos um local próximo ao nosso quartel para que o tempo resposta e o acesso da população não fosse prejudicado”, explica o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira. 

Já o Serviço de Segurança Contra Incêndio (SSC-I) segue na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). No local é feito o atendimento ao público externo que necessita de vistorias, habite-se e funcionamento. “Nossa estrutura atual não suporta mais nossas necessidades, tanto é que nosso serviço já estava dividido em dois lugares. A reforma vem para melhorar, principalmente, a qualidade do atendimento realizado”, completa o comandante.

Sobre a construção

Projetado para atender todos os serviços do CBMSC em Criciúma, a nova estrutura contará com 3.163,11m². A empresa Engetom Construção Civil foi a vencedora do processo de licitação e a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras será assinada na manhã desta sexta-feira, dia 12.

A partir do início das obras o contrato prevê que em até 1.080 dias o quartel fique pronto, mas como o valor da obra já está assegurado, a estrutura deve ficar pronta em até dois anos. “É um projeto moderno. Que atende as necessidades dos bombeiros militares que trabalham 24 horas e usam as instalações diariamente”, explica o tenente-coronel.

Símbolo do batalhão dos bombeiros de Criciúma, estátua será preservada durante obras da nova sede.

As obras da nova sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM) de Criciúma começam nesta sexta-feira, dia 12. Um ato de demolição do quartel marcará o início dos trabalhos. Só que nem todas as partes que compõem o batalhão serão colocadas no chão. A simbólica estátua de um bombeiro, que fica em frente a unidade, será preservada

A obra de arte foi colocada na sede dos militares em 2003. De acordo com o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, a escultura será levada para a sede provisória, onde a corporação ficará até a conclusão da construção do novo batalhão. Ao fim das obras, a estátua deverá retornar para a rua Dolário dos Santos, no Centro de Criciúma.

“A estátua demonstra uma das principais atividades do Corpo de Bombeiros, que é o combate a incêndio. A ideia é levar ela para a frente do quartel provisório, na sede da antiga Casan, porque realmente é uma escultura bastante marcante do nosso quartel e também da cidade”, diz Silveira.

*Assessoria de Imprensa – Manuela Silva | Imprensa 4º BBM

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.