Defesa Civil avalia estragos em Criciúma e analisa possibilidade de decreto para liberação do FGTS
O vendaval que atingiu Criciúma na tarde deste sábado, dia 11, provocou estragos por todos os cantos da cidade. A Defesa Civil ainda faz o levantamento para identificar se o nível de estragos permite o decreto de situação de emergência para liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O coordenador municipal de Defesa Civil, Fred Gomes, explica que vai avaliar a situação junto ao Governo Municipal. Após o vendaval, equipes da própria Defesa Civil e dos Bombeiros percorreram o município para auxiliar as famílias atingidas. Mais de, 4.953 unidades consumidoras ficaram sem energia, mas logo após a ventania o número chegou a ser de quase 25 mil.
“Estivemos atendendo ocorrências relacionadas ao vento, que se não passou dos 100 km/h chegou próximo. Teve queda de árvores em vias públicas, em residências e em terrenos baldios. Tivemos destelhamentos completos, estruturas comprometidas, quedas de postes e danos estruturais em casas por conta do vento. Fizemos muita entrega de lona e corte de árvores. Agora vou deliberar para ver se chega ao nível de decretar situação de emergência para poder habilitar o saque do FGTS”, afirma.
Destelhamento no Santo Agostinho Complexo de Saúde
De acordo com a Defesa Civil, todas as ruas bloqueadas que chegaram ao conhecimento do órgão já estão liberadas. O vento também atingiu prédios públicos, como o Santo Agostinho Complexo de Saúde, localizado no distrito do Rio Maina e inaugurado em agosto deste ano. Durante o vendaval, parte do telhado cedeu, porém, Gomes explica que a armação não foi comprometida.
“Estamos fazendo o paliativo e colocando lona no telhado. Na lateral esquerda do prédio teve um pedaço do telhado que voou, mas não comprometeu a armação. Segunda-feira o complexo vai funcionar normalmente e o serviço não vai parar”, explica o coordenador da Defesa Civil.
Segundo informado pela Prefeitura de Criciúma, todas as repartições públicas vão funcionar normalmente na segunda-feira, dia 13. Em caso de emergência, a Defesa Civil de Criciúma deve ser acionada pelos telefones 199 ou (48) 99162-9006 (WhatsApp).