Tsunami meteorológico aconteceu em Laguna, explica Defesa Civi

Banhistas foram surpreendidos pelo avanço repentino do mar na praia do Cardoso, em Laguna. O fenômeno, que aconteceu por volta das 16 horas deste sábado, dia 11, é chamado de tsunami meteorológico e arrastou veículos que estavam estacionados na faixa de areia.De acordo com a Defesa Civil, o tsunami meteorológico é um fenômeno de difícil previsão e incomum. “Geralmente ele ocorre atrelado a algum sistema meteorológico como linhas de instabilidade, que foi o que aconteceu hoje. Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros na costa de Santa Catarina, porém a passagem desta Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno de tsunami meteorológico”, afirma o órgão

Ainda conforme a Defesa Civil, as linhas de instabilidade são formados por células de tempestades alinhadas que quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento. E isto colabora para o avanço da água do mar em direção à praia.

As linhas de instabilidade provocam “pulsos” de pressão atmosférica que se propagam perturbando as águas da plataforma continental, que por sua vez tem velocidade de propagação muito próxima à velocidade de avanço da linha de instabilidade, possibilitando uma ressonância quase perfeita entre a atmosfera e o oceano”.

A Defesa Civil ainda explica que a altura da onda é amplificada enquanto se dirige até a costa, ganhando alguns metros de altura em curto espaço de tempo. E que o alcance da inundação depende de fatores como a presença de dunas. “Em praias quase planas e voltadas para o quadrante sul, como o ocorrido em Laguna, a inundação pode alcançar dezenas a centenas de metros nas áreas costeiras”.

No caso de Laguna, não houve registro de pessoas feridas, apenas danos materiais.

Foto: Colaboração/Portal Agora Laguna

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.