Golpe do empréstimo consignado: 14 pessoas são presas no Rio
Quatorze pessoas foram presas em flagrante, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, durante uma operação da Polícia Civil do estado contra uma quadrilha que aplicava o golpe do empréstimo consignado.
Segundo a corporação, os agentes localizaram o grupo no escritório de um shopping da cidade, após um trabalho de inteligência e levantamento de informações.
A polícia explicou que o crime era praticado por meio de operadores que atuavam em salas que funcionavam como call center. Os autores ligavam para beneficiários do INSS e outras vítimas e simulavam que haviam adquirido empréstimo consignado, e que a quantia cairia em suas contas no dia seguinte.
Quando a vítima negava que havia feito o empréstimo, os golpistas a convenciam a enviar uma foto com documento e, em seguida, assinar digitalmente o suposto cancelamento. Em posse dos documentos e da assinatura digital, os golpistas realizavam o empréstimo consignado em nome das vítimas.
A Polícia Civil acrescenta que, para concluir o golpe, os autores informavam que, caso caísse qualquer quantia na conta do beneficiário, as vítimas deveriam efetuar o estorno por meio de pagamento de um boleto. Desse modo, o valor terminava depositado na conta de um “laranja”.
No call center, os policiais apreenderam documentos, textos para que os operadores decorassem como cometer o crime e 40 computadores, que serão periciados para identificar outras possíveis vítimas.